Os pilares para o desenvolvimento de posts poderosos para a sua empresa!

Muitos acreditam que o desenvolvimento de conteúdo estratégico deve ser desenvolvido por “artistas” ou é o tipo de conteúdo somente para jornalistas.

Isso está muito longe de ser verdade. Algumas vezes, este tipo de pensamento pode passar até mesmo como sendo uma desculpa pela qual eu vejo muitas pessoas que travam na hora de utilizar o digital para desenvolver conteúdo para o seu negócio.

Desenvolvimento de conteúdo é um processo. É necessário iniciar a partir de uma estratégia, conhecendo as técnicas e executar – afinal, só conseguimos melhorar o que praticamos.

A internet é a mídia que veio para democratizar, para dar mais oportunidades para outros negócios e novos empreendedores. Pessoas fantásticas que, possivelmente, só teriam algum reconhecimento se possuíssem algum diploma na parede ou milhares de reais para investir em propaganda.

Para que você gerar conteúdos estratégicos para o seu negócio decolar nas redes sociais, vou deixar estes 05 modelos estratégicos:

01 – Conteúdo Pessoal

A comunicação humanizada já é uma tendência de uso pelas grandes empresas nas redes.

Para compreender este cenário, basta analisar o motivo que levou você a criar uma conta na rede social. As pessoas criam contas no Facebook, Instagram, Linkedin ou qualquer outra para se conectar com outras pessoas.

Pessoas se conectam com pessoas. Esta ideia de engajamento, procurando oferecer um conteúdo mais pessoal, pode proporcionar um retorno muito interessante para o seu negócio.

02 – Conteúdo que Gera Valor

Este é o momento do desenvolvimento de conteúdo mais técnico, no qual você domina o tema – ou onde o seu negócio é referência naquele produto/serviço.

Estes posts podem ser tanto vídeo como imagens, apresentando o seu tema principal, os produtos e serviços, procurando partir das dores (necessidades, desejos, vontades) do seu cliente.

É neste conteúdo que muitos acabam errando. Se o seu cliente dos sonhos é o público final, esse tipo de conteúdo deve ser técnico o suficiente para apresentar prova social e didático o suficiente para que a sua audiência possa compreender e desejar comprar de você. Conseguir este equilíbrio é fundamental.

03 – Prova Social

Aqui é válido o uso de depoimentos em pequenos vídeos de clientes satisfeitos, fotos de clientes com a sua marca, depoimentos em texto de clientes agradecendo ou até mesmo alguém da própria empresa realizando alguma palestra, participação em evento, premiações…

É muito fácil uma empresa falar que consegue determinados resultados sem algum tipo de comprovação, e uso de depoimentos é a prova mais eficiente do quanto a sua marca pode satisfazer as necessidades do cliente.

04 – Conteúdo “Como Usar”

Este tipo de conteúdo é utilizado muito bem pelo nicho da moda. Mas na verdade ele pode ser utilizado praticamente para qualquer nicho.

Em serviços, por exemplo, esse tipo de conteúdo pode ser em vídeos, mostrando como o serviço é realizado passo a passo, antes ou depois, etc. No caso de produtos, um exemplo de conteúdo é o uso de vídeos mostrando na prática o uso dos produtos (o canal da Polishop é um perfeito exemplo).

O interessante deste tipo de conteúdo é que ele possui uma tendência de “compra por impulso”, já que ao perceber a funcionalidade de determinado produto, o cliente pode “descobrir” uma necessidade que “antes ele não tinha”, realizando a compra espontânea do produto.

05 – Conteúdo de Entretenimento

O uso de conteúdo bem humorado é o tipo de conteúdo que possui uma maior tendência de envolvimento pelos usuários das redes sociais.

Conteúdo de entretenimento é aquele alívio do fim do dia. É viável utilizar vídeos que tenham viralizado na internet, adaptar memes ao seu tema, frases e vídeos motivacionais ou qualquer conteúdo relacionado ao entretenimento.

Importante

Cada empreendedor, cada negócio, deve possuir uma determinada estratégia na hora de planejar o seu conteúdo. E, com isso, é necessário saber medir quanto de cada conteúdo você irá gerar nas redes.

Alguns tipos de conteúdos, como prova social, não possuem uma tendência de gerar muito engajamento. Porém são fundamentais porque eles vendem. Curtidas e compartilhamentos até ajudam, mas não pagam boletos.

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