Os Usuários Digitais estão cada dia mais tecnológicos e tornando-se cada dia mais centralizados com os meios digitais para encontrar informação, se divertir e realizarem as suas compras.

Com a internet disponível para smartphones e tablets, estes usuários acessam a internet a todo momento, no exato momento em que desperta neles o desejo de consumir seja informação ou adquirir determinado produto.

Esta facilidade aumenta a concorrência e torna o usuário cada vez mais exigente.

Mas quem são estes usuários? O que eles estão esperando da sua empresa? E o que a sua empresa pode oferecer de diferencial para atender as necessidades deste público?

Usuários Digitais: Conteúdo

Estar na internet envolver oferecer muito, mas muito conteúdo. E conteúdo com qualidade. É exatamente isso que os usuários estão buscando.

O conteúdo de qualidade pode estar a disposição dos usuários através de blogs, textos, vídeos, imagens ou até mesmo alguma apresentação de slides. De qualquer forma, o conteúdo precisa tanto informar quanto entreter.

A expectativa média da atenção que você possui dos usuários é muito pequena, por isso mesmo você precisa oferecer um conteúdo de alta qualidade, valioso e que cause um grande impacto, além de envolvê-lo.

Trazendo este conceito para a prática, quais são os benefícios colhidos pelos empreendedores digitais que conseguem compreender a importância do Marketing de Conteúdo em sua estratégia digital?

Este conteúdo potencializa a exposição da sua empresa e dos seus produtos e serviços oferecidos, mostrando a sua autoridade sobre o assunto e aumentando a sua reputação diante do usuário, contribuindo para usuários mais informados e satisfeitos.

Quando o cliente passa para o funil de conversão, o conteúdo informado possui um papel fundamental para a conversão.

Deixar de oferecer este conteúdo de qualidade, possivelmente fará o usuário abandonar o processo, seja por falta de informação, confiança ou engajamento.

Usuários Digitais: Buscando por uma relação de confiança

Existem diversos canais apropriados para que possa ser mantida uma relação eficiente com o seu público. Isto pode ser facilmente conseguido utilizando as redes sociais.

A empresa precisa compreender a forma como precisa se comunicar com o seu público utilizando as redes sociais.

Isto exige não somente o conteúdo que é compartilhado, mas inclusive a atenção que é destinada ao usuário, o tempo que leva-se para responder uma dúvida e apresentar a solução.

Estar presente em uma ou várias redes sociais é como estar se mudando para outros países: você precisa se adaptar a cultura local.

Não é possível simplesmente impor a sua cultura aos consumidores da forma que você achar conveniente, você precisa se adaptar ao meio ao qual está se relacionando.

Usuários Digitais: Mobile

Os usuários não estão mais presos aos fios. No momento em que ele se desconecta do seu computador pessoal, seja no trabalho ou em casa, este contexto passa a ser de suma importância.

Por onde ele está agora? No mercado com os filhos? Em frente à uma vitrine, pesquisando se encontra o mesmo produto que viu em seu e-commerce com valores mais acessíveis?

Ou simplesmente está em casa assistindo TV, ao mesmo tempo em que procura na web o produto que acaba de ver em um determinado anúncio, durante uma partida de futebol?

Seja qual for a situação o usuário está no seu dispositivo móvel.

O que você precisa fazer para que este mesmo usuário possa encontrar você no momento em que ele estiver precisando de uma solução que a sua empresa oferece?

Utilizando o Marketing Digital é possível configurar estratégias de publicidade voltadas exclusivamente para dispositivos móveis.

Isto envolve ser encontrado pelos usuários quando ele estiver fazendo uma pesquisa pelos seus produtos e serviços no Google mobile.

Inclusive, é possível permitir que a sua marca seja localizada pelas pessoas certas utilizando campanhas de texto, imagens e vídeo em aplicativos.

O cenário mobile permite uma série de recursos, que estão sendo cada vez mais explorados.

Seu site também precisa estar preparado para receber este público, ou seja, ele precisa estar otimizado para ser bem visualizado por todos que o acessam.

Cuide da velocidade de carregamento de suas páginas no celular, isso é de grande importância.

Usuários já não possuem muita paciência para esperar carregar uma página no computador ou notebook, imagina no celular.

Soluções imediatas

Mesmo com a importância do e-mail e das redes sociais, a maior fonte de tráfego permanece sendo os mecanismos de busca.

A sua empresa precisa compreender esta necessidade de conciliar suas estratégias de Marketing de Conteúdo, com as redes sociais, emails marketing e melhor posicionamento nos mecanismos de busca para conseguir impulsionar as visitas para o seu site.

Neste caso, o uso de Links Patrocinados vem muito bem a calhar. Ele é muito utilizado para conseguir exibir os seus anúncios somente no momento em que o usuário está realmente pesquisando pelos produtos ou serviços que a sua empresa tem para oferecer.

Não existe desperdício neste investimento de marketing. Utilizando o Google Adwords, o Marketing é direcionado para as pessoas que estão realmente precisando de você naquele exato momento.

Além do mais, este tipo de anúncio é possível mensurar os resultados do seu investimento, descobrir onde, quando e como seus clientes visitam seu site e realizam as conversões.

Porque tudo isso é tão importante?



Conseguir considerar quem realmente é o usuário que a empresa deseja converter em cliente é um processo obrigatório dentro de um Planejamento de Marketing Digital. Sabe porque? Sem isso, o usuário não terá a experiência agradável e, provavelmente, não complete as etapas da conversão.

Eu vejo muitas empresas querendo se “reinventar”, mas, na prática, não sabem como. Um plano de ação estratégico é fundamental para conseguir isso. Pode estar certo que utilizando todo o universo digital voltado exclusivamente para o seu negócio, poderá ajudá-lo a atender seus clientes de uma forma muito mais eficiente e lucrativa.

Se o seu cliente está navegando na internet, você também precisa estar, sua empresa precisa estar lá. Se o seu cliente está pesquisando por produtos ou serviços no Google, sua empresa precisa estar ali.

Deixar de seguir o fluxo de evolução junto das pessoas significa, em outras palavras, deixar de satisfazer as suas necessidades.

Isto pode resultar em um impacto muito negativo sobre a empresa e em excelentes oportunidades de negócios que estão sendo perdidas.



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