Captação de clientes: sua empresa tem uma estratégia eficaz para isso?

Se a sua resposta for NÃO, leia com atenção as dicas que vamos deixar aqui, pois é dessa forma que usamos para captar em nossa agência e tem funcionado muito bem!

Captar clientes é uma ação usada por negócios de diversos portes e segmentos.

Por meio dela, é possível crescer constantemente, mantendo-se competitivo no mercado e sem ficar suscetível a fatores externos, que não dependem do seu controle

Como fazer a captação de clientes?

1 – Defina o perfil do seu cliente ideal

O perfil do cliente ideal (também chamado de ideal customer profile, ou ICP) é uma descrição daquele consumidor que mais pode se beneficiar dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Para isso, é preciso estudar a clientela atual em profundidade, para entender como se relaciona com a empresa. 

Com base nesse perfil de cliente ideal, fica mais fácil ir atrás das pessoas — ou empresas, no caso de negócios B2B — certas. Isso facilita abordar os consumidores com mais potencial e definir o discurso ideal. 

Além disso, conhecer bem as suas personas e o público-alvo da empresa também é útil para uma abordagem mais assertiva

2 – Invista no Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

O Marketing de Conteúdo é essencial para captar clientes de maneira mais estratégica. Isso porque, antes de adquirir um produto ou serviço, ou mesmo antes de saber que precisa deles, o consumidor busca informações na internet para tirar dúvidas.

Por meio de uma boa estratégia de conteúdo, é possível levar esses dados relevantes na hora certa para cada consumidor em potencial.

Para otimizar ainda mais a captação de clientes, o Marketing de Conteúdo pode ser colocado em prática como parte de uma estratégia mais ampla de Inbound Marketing, que tem como foco atrair e converter clientes usando conteúdo relevante e canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais.

3 – Combine o “Inbound e Outbound”

Técnicas de Inbound podem ser bastante eficientes, mas a empresa também pode turbinar a captação de clientes combinando-as com táticas de Outbound. 

Para isso, é preciso contar com uma equipe ou uma pessoa treinada para prospectar de maneira ativa.

Isso pode ser feito usando, por exemplo, as redes sociais, um exemplo é o Linkedin, por meio do qual podem ser encontradas empresas cujo perfil se parece com aquele dos negócios que já são seus clientes. 

4 – Incentive Seus Clientes

Seus clientes já tem contato com você, eles entendem as vantagens dos seus serviços ou produtos, ou seja, eles sabem que outras pessoas próximas podem se beneficiar também.

Isso é chamado de Referral Marketing, ou mais chamado de ”Marketing de indicação”, O objetivo é transformar seus consumidores atuais em uma fonte de captação de clientes.

A ideia é ir além das indicações orgânicas, com táticas para incentivar que os consumidores façam indicações. Você pode, por exemplo, criar um programa de indicações para estimular essas recomendações de maneira mais estruturada.

E depois que você já tem aplicado as dicas anteriores, chegou a hora de apostar na base de ”Sell”.

5 – Aposte no Upsell e no Cross-Sell

Assim como incentivar as indicações, o upselling e o cross-selling são outras formas efetivas de captar clientes. Mas o que querem dizer esses termos em inglês?

Cross-selling consiste em vender produtos ou serviços complementares para quem já é seu cliente. Já para fazer upsell, o consumidor adquire uma espécie de upgrade, contratando um plano mais caro, por exemplo.

Dessa forma, a empresa consegue aumentar seus lucros sem, no entanto, fazer a captação de clientes do zero. 

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