Quem possui um e-commerce sabe muito bem todos os desafios do dia a dia quando fala-se em conquistar novos clientes.

Além da preocupação com as encomendas e todas as rotinas administrativas, o lojista ainda precisar desenvolver campanhas de marketing para atrair e conquistar novos clientes e de preferência economizar com elas.

O objetivo é sempre o mesmo:

Crescimento. Entretanto, para que seja possível atingir o sucesso, é necessário muito trabalho, dedicação e um amplo conhecimento e empenho para conseguir estar a um passo a frente em relação aos concorrentes.

Uma das estratégias que vem sendo muito bem utilizada é a segmentação do e-commerce.

Esta segmentação pode ser o que estava faltando para que a sua loja obtenha destaque no mercado.

Confira alguns motivos para você segmentar o seu e-commerce.

Segmentação do e-commerce é um ótimo diferencial?

e-commerce

Com o crescimento do e-commerce, é muito comum encontrarmos lojas virtuais que comercializam uma vasta linha de produtos como roupas, acessórios, sapatos, utensílios domésticos, entre outros.

Isso sem contar aquelas que vendem produtos muito semelhantes ou até iguais.

Comercializar uma infinidade de produtos pode ser muito bom, porém um e-commerce voltado para um determinado nicho possui muito mais chances de atingir o sucesso.

Isso porque acaba ficando muito mais fácil desenvolver campanhas direcionadas para um público mais “enxuto”.

Se você analisar o mercado, perceberá que os e-commerces com uma grande variedade de produtos possuem muita dificuldade em trabalhar com qualidade a divulgação dessas marcas e produtos diferenciados.

Veja este exemplo: copos e taças podem ser comprados em diversas lojas que podem trabalhar com muitos segmentos de produtos ao mesmo tempo.

Porém, apenas aquela que comercializa copos e taças é capaz de oferecer informações e modelos exclusivos que podem ser inclusive, melhores do que aqueles que são oferecidos em lojas que não são especializadas.

Comercializar apenas um segmento pode abrir inúmeras portas para fidelizar o consumidor. O que é ótimo!

Trabalhar com público específico

Um e-commerce segmentado possui um público específico e isso facilita muito o contato.

Além de contribuir no desenvolvimento de campanhas de marketing para alcançar novos clientes.

Isso acontece pois as pessoas geralmente possuem demanda, gostos e perfis parecidos.

Por isso acaba se tornando muito mais simples a criação de comunicações, materiais e campanhas em geral.

Em contrapartida, as lojas virtuais que trabalham com uma maior gama de produtos precisam trabalhar diversos públicos de perfis diferentes e acabam gastando muito mais para isso.

Lembro que, quanto mais específico for o público, menor será o investimento para atraí-lo.

Assim como os esforços para fidelizá-lo. Um exemplo muito clássico e utilizado atualmente é o patrocínio nas redes sociais.

Onde é possível segmentar o público exato para o seu nicho e aparecer apenas para quem realmente se interessa pelo seu produto.

Reputação e autoridade

A segmentação permite inúmeros benefícios. Entre eles está a construção de uma reputação além do fato da loja poder tornar-se referência no setor.

Um e-commerce especializado em um determinado ramo específico de produtos significa que ela possui um domínio, conhecimento e expertise sobre tudo que envolve o seu produto.

Outro fator importante na segmentação é que sua equipe irá conhecer muito melhor o produto comercializado, podendo ser consultora sobre o seu uso e conservação, entre outros temas.

Dessa forma, o e-commerce fornecerá muito além do que apenas o produto em si, mas uma solução para os problemas dos seus clientes.

Afinal, além de ser também excelente para a reputação da loja, sendo o primeiro passo para a fidelização e posterior propagação dos seus clientes.

Então podemos concluir com isso que o investimento na segmentação é na realidade um investimento em resultados.

Mas lembre-se que resultados não chegam rápido, porém com um conjunto de atividades inerentes ao dia a dia da construção de um novo direcionamento.

Por isso, antes de tomar a sua decisão em investir em um nicho específico, vale analisar com muito cuidado todos os aspectos da loja.

Além, é claro, de levar em consideração que o marketing deverá ser muito bem trabalhado, para de fato alcançar as pessoas certas e conquistar os resultados esperados.



 

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