O que é Branding?

Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público geral.

O Branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento.

O branding é uma forma de gerir estratégia de marca de uma determinada empresa, seja ela um negócio físico ou online.

De modo geral, o Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser bem planejada, estruturada e promovida, nada adianta você ter um excelente produto ou serviço e ninguém saber da existência deles, então você precisa aplicar o Branding.

Branding é garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida.

Qual a importância do Branding?

branding é importante para oferecer visibilidade e diferencial competitivo em um ambiente que está cada vez mais acirrado.

Ao aplicar técnicas e ferramentas para atrair o consumidor, fazendo com que ele se reconheça em determinada marca, a estratégia cria um relacionamento que será responsável por influenciá-lo no momento da decisão de compra.

Por consequência, posicionando-se no mercado e ganhando a mente e o coração dos clientes, a empresa ganha reconhecimento e autoridade, consequentemente, gera ainda mais lucro e atrai mais pessoas.

É importante salientar que as expressões ”marca” e ”branding” não são sinônimas, apesar de estarem interligadas. Marca é um conjunto de ideias  — imagens, sons ou palavras  — que geram um símbolo utilizado para identificar um serviço ou produto no mercado, diferenciando-os de outras empresas.

Já o branding relaciona-se à prática, ou seja, consiste em elaborar um planejamento para implementar estratégias que envolve as ações de comunicação de uma empresa, levando a marca a ser reconhecida.

O “m” que representa o MacDonald’s, por exemplo, é um símbolo de fácil identificação em qualquer lugar do mundo, mas o que fez com que essa marca ganhasse reconhecimento foram as estratégias de branding aplicadas à ela.

Por isso, dizemos que a marca é um resultado do branding.

5 Motivos porque você deve fazer Branding

Primeiramente porque se você não faz, já esta saindo atrás da sua concorrência, no cenário atual que estamos vivendo, as estratégias de Branding se tornaram cada vez mais forte, quem esta sendo visto e se conectando com seus clientes, com certeza vai ter mais resultados dos demais.

1 – Tornar a empresa mais atrativa



A estratégia contribui para a construção de uma reputação sólida, e não apenas com o cliente. Marcas bem posicionadas chamam a atenção de novos talentos para a equipe, que também se identificam com ela. Além disso, facilitam a atração de fornecedores e parceiros, por exemplo.

2 – Alinhar a comunicação interna com a equipe

Do mesmo modo que a gestão mostra os valores da marca para o público-alvo, ela funciona para o público interno. Portanto, o branding contribui para alinhar a comunicação entre os colaboradores. Com objetivos bem claros, todos trabalharão na mesma direção: a do sucesso!

3- Maior identificação do público

Ao fazer branding, a nossa marca fala de acordo com o que a empresa realmente é e oferece. É como se, finalmente, conseguíssemos dizer ao público quem somos, bem com nossos propósitos, missão, valores, enfim, tudo o que forma a empresa.

Isso ocorre também porque quando assumimos uma identidade, tudo fica mais fácil. Com o nosso conteúdo não é diferente.

Ou seja, além de produzir pensando na nossa persona, também faremos tudo de modo a transmitir os objetivos e visão da empresa.

Assim, conseguimos nos comunicar de forma exponencialmente melhor e honesta com o nosso público em toda e qualquer ação.

E essa melhor comunicação, por sua vez, faz com que as pessoas se identifiquem e se sintam mais próximas da nossa marca.

4 – Mais valor agregado

A maior credibilidade e identificação do público, tratadas nos itens anteriores, acabam por agregar mais valor à marca e aos produtos e/ou serviços oferecidos por ela.

Justamente pela questão que discutimos da maior chance de se ter clientes fidelizados e até mesmo fãs.

É assim que muitas marcas acabam indo muito mais longe que aquilo que, de fato, a empresa oferece ao consumidor.

Isto é, um produto semelhante a outro concorrente em qualidade acaba se sobressaindo pelo valor que a sua marca conquistou.

Como se não bastasse, hoje sabemos que o público tende ainda a escolher mais as marcas que possuem identidade bem definida e aspecto mais profissional.

Portanto, é fácil as empresas notarem como a adoção do branding impacta as vendas absurdamente. E isso ainda é mais observado a longo prazo.

5 – Equipe no mesmo nível

o que é branding

Do mesmo modo que possuir uma boa gestão de marca faz com que a empresa expresse seus valores e sua visão para o público, isso ocorrerá internamente.

Portanto, se o branding bem executado melhora a comunicação entre empresa e clientes, também ocorre para os colaboradores.

Já se uma empresa não investe em branding, os diferentes setores têm dificuldade na hora de pensar como partes de um único quebra-cabeça.

Ao contrário, se uma marca deixa claro aos seus funcionários quem ela é e quais são seus objetivos, todos sabem pelo que devem lutar. É como se os colaboradores tivessem uma direção mais bem definida.

Sem contar que quando uma empresa consegue transmitir a mensagem de seus valores, mais profissionais querem fazer parte daquela equipe.

Isso é ótimo, pois mais fácil fica encontrar pessoas capacitadas e que verdadeiramente correspondem aos ideais da organização.

Assim como será com a atração de novos fornecedores, parcerias. Enfim, em tudo.



 

 

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