Estratégias no marketing digital, todo tipo de planejamento exige uma estratégia. Esta estratégia é utilizada para definirmos quais caminhos vamos percorrer para chegarmos ao nosso objetivo.

Certo, mas vamos primeiro definir a estratégia antes mesmo do objetivo? Claro que não! Vamos conversar um pouco sobre a criação de um objetivo para o Marketing Digital.

No que pensar antes de desenvolver uma estratégia?

 

Definir os objetivos será muito mais fácil para definir quais serão as ferramentas utilizadas no Marketing Digital.

Você deve definir muito bem onde está e onde quer chegar. Estou no Ponto “A” e pretendo chegar ao ponto “B”.
O planejamento é a linha que interliga os dois pontos. É a parte quantitativa necessária para alcançar os devidos objetivos.

Trata-se de analisar a atual situação, desenvolver uma referência para o futuro e desenvolver um caminho com suas devidas etapas.
Em relação à estratégia, é preciso analisar os melhores caminhos necessários percorrer para conseguir chegar ao Ponto “B” sem frustrações.

Como deve ser utilizado o planejamento de maneira otimizada? A estratégia refere-se aos recursos que serão utilizados.

Definição dos objetivos para as campanhas de Marketing Digital

 

Elaborei algumas questões que podem ajudar a definir os objetivos das campanhas digitais:

  • O que desejo vender? O produto ou serviço oferecido deve resolver algum problema onde as pessoas ou empresas estão procurando;
  • Para quem desejo vender? Fala-se aqui do seu público-alvo (persona);
  • Por quanto desejo vender? O preço do seu produto gera a receita da sua empresa, os demais elementos geram custos e investimentos. Trata-se inclusive do elemento mais flexível durante a gestão, pois permite uma rápida modificação. O preço final quem irá determinar é o próprio mercado, o quanto ele está disposto a pagar. Caso o produto/serviço possui valor agregado é um ponto positivo;
  • Quanto quero ganhar? Pense na sua margem de lucro em relação ao produto e suas metas de vendas;
  • Quanto estou disposto a investir? Defina o seu orçamento, também conhecido por budget. Mas seja coerente, por favor. O valor do retorno deverá ser proporcional ao seu investimento. Não existem “milagres” no Marketing Digital. As métricas aqui são fundamentais: saber cada real investido em Marketing Digital, Custo de Aquisição de Leads (CAL) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e receita;
  • Qual o tempo deverá ocorrer o retorno financeiro? A pergunta que mais recebo! Essa métrica é muito variável e depende de diversos fatores. Por isso a importância das estratégias e objetivos. Pois os resultados irão ocorrer, proporcionalmente.

Inbound Marketing: estratégias de Marketing Digital

O grande diferencial para atingir os resultados esperados nas campanhas é conhecer muito bem as ferramentas disponíveis e o funil do marketing.

O funil pode ser dividido em 04 etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Venda.

Para cada etapa do processo do funil do marketing pode-se utilizar uma ou várias ferramentas em seu desenvolvimento.
Ao desenvolver as suas campanhas pense na atração e na conversão, trabalhe um passo de cada vez é uma dica fundamental para quem está iniciando no Marketing Digital.

Análise dos resultados das estratégias

Sem realizar as análises das métricas é impossível saber se está sendo percorrido o caminho correto. É importante saber qual canal de comunicação está oferecendo o melhor resultado.

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