Como fazer com que um bom cliente continue voltando à sua loja física ou virtual? Neste artigo, vamos falar sobre formas de estimular a recorrência de compra. 

Sempre mencionamos por aqui que os custos de aquisição de novos clientes é muito maior que os de retenção. Isso significa que é mais lucrativo para uma marca trabalhar com clientes que já compraram seus produtos pelo menos uma vez.

 ICP (Ideal Customer Profile) nada mais é do que o perfil ideal do seu cliente e deve, necessariamente, ser construído com base em dados. Nada de achismos por aqui. Consulte o seu CRM e estude a sua base de clientes. Identifique os principais atributos em comum dos clientes que mais compram da sua marca e desenhe uma persona em cima disso. 

Aqui, vale todo tipo de característica, desde demográficas (gênero, idade, localidade) até comportamentais (hábitos digitais, quais redes sociais utiliza, com qual frequência abre seus emails, ticket médio das compras, principais canais utilizados para acessar sua marca, etc).

A partir daí, foque nos clientes mais rentáveis. Crie campanhas de relacionamento direcionadas a este público.

Acompanhe Seu Cliente

muitas marcas acreditam que a jornada do cliente é linear e acaba após a efetivação de uma compra.

Na verdade, o conceito de jornada do cliente está em constante evolução, conforme observamos as mudanças no comportamento do consumidor.

Atualmente, podemos considerar que a jornada do cliente é composta por cinco macro fases: 

  1. Assimilação (reconhecimento do problema);
  2. Atração (busca por informações e soluções);
  3. Arguição (compara as soluções encontradas);
  4. Ação (tomada de decisão; compra);
  5. Apologia (comportamento pós-compra).

Trata-se de um processo cíclico e não necessariamente sequencial. Mas pensando na recorrência de compra, vamos focar aqui na fase 5, de apologia.

As marcas devem monitorar o comportamento do cliente após concluir uma compra. Implementar pesquisas de satisfação é fundamental para entender os pontos de melhoria, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento. 

Lembre-se que diante da enorme concorrência, o atendimento de qualidade é sim um diferencial para as marcas. A atração se dá não apenas por conteúdo, mas por relacionamento também. Dificilmente cria-se recorrência de compra se não existe uma conexão entre marca e consumidor.

Relacionamento Próximo

Outro fator muito importante é entender a qual departamento da empresa cabe trabalhar o relacionamento com cliente.

Claro que existem setores específicos que operacionalizam o atendimento. No entanto, deve haver um alinhamento interno e geral entre todas as áreas e profissionais em relação aos valores da marca. 

De forma prática, não adianta o Marketing trabalhar uma proposta de valor, Vendas conduzir as transações de uma forma autônoma e o Pós-Venda existir apenas para resolver eventuais problemas de caráter material.

Uma marca deve ter claro qual é o seu próposito e colocar o cliente do centro de todas as decisões. 

O discurso deve ser coerente com as ações, de ponta a ponta. Marcas autênticas e humanas vem se destacando cada vez mais na mente e no coração dos consumidores.

Sua marca pode ter a propaganda mais atraente e o produto de maior qualidade do mercado. Se o cliente tem expectativas frustradas em algum momento da jornada, certamente não voltará a fazer negócio com sua marca.   

Mantenha um relacionamento próximo ao seu cliente, esteja atualizando ele de compras sazonais e promoções.

Utilize as Plataformas

Se você vendeu para um cliente X usando a plataforma Y, você pode atingir o mesmo cliente, utilizando outra plataforma e oferecendo um produto similar ao vendido, ou algo que agregue valor junto à aquele produto comprado pelo mesmo.

Por exemplo: Seu cliente comprou ”brinquedos para cães”, você pode ofertar para ele uma segunda compra com desconto para quem comprou ”brinquedos para cães” naquele tempo.

Faça seu cliente sempre lembrar de você, ainda mais se você vende produtos que ”acabam” e precisam ser renovados, isso é com certeza fidelizar o cliente.

Se você não tem feito a recorrência de compra na sua Empresa, esta deixando dinheiro na mesa, assine nossa Newsletter e receba conteúdos diariamente sobre as melhores estratégias de vendas e marketing para empresas.

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