Quem deseja investir em marketing digital certamente já deve ter ouvido sobre os Ps do Marketing. Se você ainda não leu ou ouviu falar a respeito, está na hora de descobrir. Os “Ps” são processos de auxiliam a lembrar das principais etapas do marketing e como elas podem auxiliar nas suas estratégias de sucesso. Confira neste artigo mais informações sobre estes “Ps” e a sua importância para as suas estratégias digitais.

8 Ps do Marketing

Inicialmente foram enumerados somente 4 Ps do marketing. Mas como é fundamental se reinventar dentro de um mercado para continuar obtendo lucros e gerando resultados, outros 4 Ps foram adicionados dentro desta área. Eles são elementos essenciais para qualquer estratégia de marketing e são utilizadas para conseguir aproximar o público-alvo do seu negócio.

Quais são os 4 Ps do Marketing

Os primeiros 4 Ps do marketing são chamados de Composto de Marketing. Confira quais são eles:

Produto

O produto é exatamente o que está sendo anunciado pela empresa, o serviço que o cliente quer e que está sendo comercializado. ele precisa ser desenvolvido com base em seu conceito, utilidade, finalidade, além de possuir um nome e formato específico. Este é o primeiro passo que a sua marca precisa atender para definir os demais processos do marketing.

Praça

A Praça é o local que o seu produto será comercializado, como o seu cliente irá chegar até você e quais as plataformas ou ambientes serão disponibilizados para as vendas. É fundamental conhecer o local que o seu público está localizado e quais as melhores estratégias para ofertar os seus produtos e serviços para consumo.

Preço

O Preço é exatamente o valor que você irá cobrar pelo seu produto ou serviço. Você precisa descobrir informações como o seu custo de produto e envio, além de analisar valores acessíveis para o seu consumidor e que também gere lucros para o seu negócio. Esse é um grande passo para moldar outras estruturas da sua marca.

Promoção

Quando falamos em Promoção não é, necessariamente, uma oferta ou um desconto, mas sim, a forma que ele será promovido e quais as estratégias de marketing que serão desenvolvidas e aplicadas para a divulgação dos serviços da marca. Para que isso seja possível, você precisa conhecer o seu público e quais canais estão sendo mais utilizados por ele, aplicando estratégias nestas plataformas para propagação da sua marca.

Os outros 4 Ps do Marketing

Os primeiros 4 Ps são fundamentais para o processo de vendas da sua empresa. Entretanto, outros aspectos devem ser levados em consideração durante este processo. A seguir, confira os novos 4 Ps:

Processo

O processo representa todas as etapas do trabalho, como a criação, confecção e distribuição dos seus produtos para seus clientes. Este “P” estabelece a metodologia que será utilizada pela marca e quais os fluxos que serão atendidos antes da comercialização do produto em si. Além de realizar a orientação para o administrativo do estoque e logística, auxilia a compreender a experiência de cada consumidor com sua empresa.

Pessoas

Obviamente que o público-alvo também está envolvido dentro da metodologia da sua empresa. É fundamental analisar o comportamento dos seus consumidores, quais as suas reais necessidades e quais as críticas em relação ao seu produto. Com estes resultados, é possível melhorar a imagem da sua marca promovendo assim, melhores resultados.

Posicionamento

Esta é a forma como a sua empresa interage com os seus clientes para comercializar os seus produtos. Ela está relacionada com a percepção do cliente e como é importante observar o local onde serão realizadas as suas propagandas. Desta forma, você pode alterar o seu posicionamento estratégico para conseguir gerar novos resultados.

Produtividade

A produtividade ou performance, corresponde ao resultado que a sua marca está gerando com a aplicação de todos os processos anteriores. Com isso, você terá a capacidade de perceber onde você precisa melhorar, o que deu errado, o que deu certo e indicar as devidas alterações para melhorar o rendimento e a qualidade da empresa.

A Importância dos 8 Ps

Os 8 Ps são passos fundamentais que auxiliam a otimizar o rendimento e a produtividade de uma empresa. Por isso, os Ps do marketing são tão importantes para mensurar os resultados gerais, estabelecendo novas estratégias para a promoção da marca. Definir os 8 Ps é planejar estrategicamente o seu negócio para colocar em prática as mudanças e ações necessárias para gerar os resultados e as conversões desejadas.

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